19.1.04

Mumbai, India - FSM2004

Neste primeiro post realizado diretamente da India, gostaria de deixar expresso aqui que tem sido um pouco dificil acessar a internet durante a viagem, pois estou alojado em um bairro da periferia e os dias todos tem sido super ocupados (esta eh a minha primeira viagem internacional e TUDO aqui eh totalmente diferente). Nos primeiros dias eu e o pessoal que estah participando ada exposi'cao de artes visuais Cabin Baggage ficamos concentrados na montagem dos trabalhos. Estah sendo muito interessante pois a exposicao estah acontecendo dentro do espaco do Forum Social Mundial, de modo que milhares de pessoas passam pelos nossos trabalhos a cada dia. As pessoas tem um contato muito tatil com as coisas aqui na India e todo mundo participa de maneira muito proxima dos trabalhos. Alem de mim, tambem estao participando um grupo do Brasil chamado grupo Poro e tem artistas da Indonesia, Mexico, Peru, Argentina, Mali, Camaroes, Suecia, Alemanha, Paquistao e de varias regioes da India. O local da exposicao eh enorme - um grande hall dentro de um galpao gigante - e eh local de passagem para a entrada de uma das salas onde estao acontecendo as conteferncias do Forum. Tem sido muito interessante o contato com pessoas de varias partes do mundo, com que tenho conversado bastante e trocado figurinhas sobre como eh fazer arte em cada pais, sobre iniciativas e espacos independentes, sobre os grupos de artistas que atuam em cada lugar... o mais bacana eh que cada artista trouxe, alem do trabalho, apresentado na exposicao, varias fotos, videos e catalogos de seus outros trabalhos e tem sido muito enriquecedor poder conhecer todos esses trabalhos. Quando eu estiver de volta no Brasil, estarei publicando no site do CEIA e na Revista Etcetera as fotos, textos e outros materiais que produzir por aqui.