30.11.03

Traços de Afeto

Entre os dias 2 de dezembro e 18 de janeiro estará em cartaz em BH a exposição "Traços de Afeto" na Galeria de Arte do Minas Tênis Clube (AV. Bandeirantes, 2323 - Serra). Participam desta mostra os artistas: Ângela Andrade, Érika & Juliana, Eugênio Paccelli, Fernanda Goulart, Lincoln Volpini e Pedro Motta.

7º Fórum de Documentário Etnográfico

Está rolando mais uma edição do Fórumdoc.bh, são dezenas de filmes de vários países com seções gratuitas no Cine Humberto Mauro, Centro Cultural da UFMG, Auditório Sônia Viegas e Centros Culturais Municipais. Entre os filmes que estão na programação estão: "Cabra marcado para morrer" do Eduardo Coutinho, "A margem da Imagem" de Evaldo Mocarzel, "Nelson Freire" de João Moreira Salles, "Aqui favela: o Rap representa" de Júnia Torres etc. A programação completa está no site: http://www.filmesdequintal.com.br/

Santê FM

Hoje estava escutando rádio e estava difícil... aquela monotonia... parecia que todas as rádios estavam tocando a mesma música. Rodando as frequências, pensei, "será que não tem nenhuma rádio dissonante?" Foi quando cheguei na 96,1 e tive a ótima notícia que a rádio comunitária Santê FM voltou ao ar! Só mesmo as rádios comunitárias pra tocar a diversidade... Pois agora descobri que o pessoal da Santê tem até um site: http://www.omacaubeiro.net/sante/Default.htm

29.11.03

Reforçando o toque

Estive novamente na exposição Negras Memórias e não poderia deixar de reforçar o toque para que as pessoas visitem esta mostra. Além dos artistas que citei na postagem anterior, a exposição apresenta trabalhos de Rubem Valentim, Mestre Didi, do Maracatu (PE), Reizado (AL), Kazumbá (MA), Ex-votos (diversas procedências), Máscaras das cavalhadas de Pirinópolis, Bumba-meu-boi (MA), inúmeros versos de poetas (Cruz e Souza, Edmilson Pereira etc) plotados nas paredes, estatuetas e elementos rituais de diversas culturas africanas (principalmente dos Gêges e Nagôs), há uma projeção contínua dos documentários "Na rota dos orixás" de Renato Barbieri (que traça ligações e influências culturais entre África e Brasil), e "Mistura e Invenção" de Isa Grispum (que é inspirado na obra de Darcy Ribeiro e desenha as origens da(s) cultura(s) brasileira(s) desde heranças portuguesas, indígenas e dos povos africanos). Hoje, sábado, a exposição fica aberta até as 21hrs e amanhã, domingo-último-dia, das 16h às 20h30. Não deixa de ver, é muito lindo e forte.

28.11.03

Negras Memórias

Exposição de arte luso-afro-brasileira que oculpa todos os espaços do Palácio das Artes só fica aberta até o próximo domingo, dia 30/11. Não perca, são mais de mil obras entre fotografias, objetos, adereços, esculturas etc. Entre os fotógrafos que participam desta grande mostra estão: Walter Firmo, Eustáquio Neves, Maureen Bisilliat, Mário Cravo Neto e Pierre Verger. Há obras dos escultores Mestre Athaíde e Aleijadinho entre outros tantos trabalhos imperdíveis. Leia matéria sobre a exposição clicando aqui. Ou, ainda sobre a mostra, leia o texto de Emanoel Araújo - curador da exposição - neste outro link.

22.11.03

Algum tempo depois

Convido a todos para a exposição coletiva "Algum tempo depois" que vai abrir na próxima terça-feira, dia 25/11, às 20hrs, na galeria do Sesi Minas. Estão participando desta exposição: Antônio de Araújo, Brígida Campbell, Daniel Saraiva, Fernanda Guimá, Lísia Maria e Marcelo Terça-Nada!. A exposição fica aberta até o dia 14 de dezembro e o endereço é: Rua Padre Marinho, 60 - Santa Efigênia, BHte, MG. Um grande abraço e aguardamos todos lá.

19.11.03

Duas novidades no site do CEIA

A primeira novidade é que agora o Centro de Experimentação e Informação em Arte tem um boletim eletrônico onde são divulgadas notícias sobre as realizações do CEIA e sobre as atualizações do site, para receber o Boletim CEIA on-line basta enviar um email para: assinar-boletim_ceia@grupos.com.br E a segunda novidade é que fizemos umas modificações na estrutura do site e agora ele está carregando muito mais rápido. Façam bom proveito: www.ceia.art.br

16.11.03

NOVE - Mostra de Fotografia

No dia 18 de novembro de 2003, às 17hrs, na Galeria da Escola de Belas Artes da UFMG vai acontecer a abertura da exposição NOVE. Esta mostra reúne trabalhos de estudantes das disciplinas avançadas de fotografia da EBA/UFMG. Participam da exposição os fotógrafos: Denise Mansur, Denise Miranda, Jivago Salles, Koji Pereira, Lísia Maria, Marcelo Terça-Nada!, Melissa Rocha, Rafael Zavagli e Renata Garboci. Visitação até 28 de novembro de 2003. O endereço da galeria é Av. Antônio Carlos, 6627 Campus Pampulha - UFMG. Belo Horizonte, MG.

13.11.03

Festival de Arte Negra

O 2o Festival de Arte Negra (FAN) acontece de 15 a 23 de novembro em diversos espaços de Belo Horizonte. A programação reúne shows, concertos, performances, oficinas, mostras de artes plásticas e de cinema , conferências e debates e quase todos os eventos são gratuitos. A abertura, dia 15, a partir das 9h, será um grande cortejo de guardas de congo, moçambique, caboclinho e marujo de diversas regiões do Estado. Com esta saudação aos ancestrais, feita pelo Capitão João Lopes, da Irmandade do Jatobá, o FAN pede licença para ocupar simbolicamente a capital de Minas Gerais (Concentração: avenida Afonso Pena, em frente ao Parque Municipal). Maiores informações no site: http://www.pbh.gov.br/fan/

9.11.03

Pequenas grandes ações de Guto Lacaz

Guto Lacaz vai estar apresentando uma série de serigrafias a partir do dia 12 de novembro de 2003 na Galeria Circo Bonfim, em Belo Horizonte. A abertura da exposição vai acontecer a partir das 19hrs e o endereço da galeria é: rua José Ildeu Gramscelli, 365 bairro Bonfim. Telefone para informações: 31 3442 4944. A exposição fica aberta até o dia 29 de novembro.

2.11.03

Multiparidade 2003 - En: doze

No próximo dia 5 de novembro, às 20hrs, na Galeria de Arte da CEMIG (Av Barbacena, 1200 - BHte) acontecerá a abertura da exposição En:doze do projeto Mutiparidade 2003. Participam desta exposição: Fernanda Goulart, Binho Barreto, Yana Sotomayor, Cristina Ribas, Sara Ramo, Lísia Maria, Pablo Lobato, Júlia Panadés, Alexis Azevedo, Daniela Belo e Marcelo Mairink. O projeto Multiparidade funciona através de um sistema de curadoria em rede, onde um artista convida outro que convida outro... até se chegar a um determinado número, que realiza a exposição. A exposição fica aberta até o dia 24 de novembro de 2003.

1.11.03

Festivais e eventos

Belo Horizonte está vivendo uma daquelas fases onde acontecem vários eventos de peso, um logo em seguida do outro. Hoje está terminando o Festival Lixo & Cidadania, promovido pela Asmare (associação de catadores de papel da cidade) com apresentação do músico Hermeto Pascoal na Casa do Conde. Amanhã termina o Festival Curta Minas, que está acontecendo no Palácio das Artes com entrada franca. Entre os dias 7 e 9 de novembro vai rolar o Festival Mundial de Circo, na Spasso, também com entrada franca. E entre os dias 6 e 9 vai estar acontecendo o Fórum Social Brasileiro.